DIA NACIONAL DA REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR EM PATOS – PB

PROJETO CORAÇÃO FELIZ: TUDO O QUE SE PRECISA SÃO DUAS MÃOS

Pela primeira vez na cidade de Patos na Paraíba, o Projeto Coração Feliz do Curso de Medicina das Faculdades Integradas de Patos-FIP, foi vinculado A Liga Acadêmica de Saúde (Nacional), onde celebrou “O Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar” na cidade de Patos, no sertão Paraibano que foi realizado no dia 27 de Agosto de 2016, simultaneamente com mais 28 cidades, 17 cidades no Brasil e internacionalmente no México. O evento ocorreu na Praça Getúlio Vargas no centro da cidade das 10:00 às 21:00 e contou com a participação de cerca de 03 Médicos, 01 Enfermeiro e 22 Acadêmicos de Medicina das Faculdades Integradas de Patos-PB. Ao final da mobilização, foram capacitadas 212 pessoas e mais de 500 pessoas assistiram. Os visitantes eram acolhidos em nossa arena de treinamento por quatro membros da equipe. Após preenchimento de um rápido questionário, entravam em grupos de oito pessoas, em um circuito de cerca de 20 minutos. O circuito era dividido em quatro estações práticas. Na primeira estação, cada visitante era atendido por um monitor membro do “Projeto Coração Feliz” e dispunha dois manequins que simulavam a respiração tinham a expansibilidade torácica e ao tocar nos ombros falava para o participante, na segunda estação de treinamento dispunha de cinco manequins adultos que não apresentava respiração e não respondia, aí ensinávamos a diferença de uma pessoa que teve um mal súbito e estava com vida e a outra que não respondia, aí começava o protocolo da Reanimação Cardiopulmonar no adulto de acordo com as diretrizes American Hearth Association (AHA, 2015). Na terceira estação, os visitantes se reuniam e recebiam uma explicação teórico-prática sobre a utilização do Desfibrilador Externo Automático, tanto em adultos quanto crianças. Na quarta estação, os visitantes dispunham de dez manequins modelo bebê, próprios para treinamento, recebendo treinamento em Reanimação Cardiopulmonar pediátrica e alívio de engasgo em bebês.
A estrutura montada permitia o atendimento de 15 pessoas simultaneamente, com uma alta rotatividade, dando oportunidade a um grande número de pessoas receberem o treinamento, da forma que sempre propusemos a todos: rápida, prática, objetiva, eficiente e com muita qualidade. Além disso, a estrutura contava também com banners espalhados pelo espaço, que mostravam informações sobre o tema, além de estatísticas importantes.
Agradecemos a todos que apoiaram a mobilização, as Faculdades Integradas de Patos através do Diretor João Leuson, a Coordenadora do Curso de Medicina Dra. Paula Gouveia, ASCOM e equipe, Aldo Candeia e equipe na montagem da estrutura física do evento, aos acadêmicos do curso de medicina, a prefeitura municipal de Patos-PB, através do Samu e Secretaria de Juventude, as rádios Itatiunga, Morada do Sol, Arapuan e Espinharas e aos sites, patosonline.com, Marcos Eugênio (pbnoticias.com), patostv.com. No entanto, O AGRADECIMENTO MAIS ESPECIAL DE TODOS É PARA VOCÊ DE PATOS! Gostaríamos de agradecer a todos que compareceram ao evento. Vocês abrilhantaram nosso dia e o tornaram muito especial. Todos vocês agora são disseminadores dessa informação e, dessa forma, aumentaremos cada vez mais o número de pessoas salvas. Quanto mais pessoas souberem a Reanimação Cardiopulmonar, mais vidas serão salvas.

TODOS PODEM SALVAR VIDAS!


Mais Informações:

Aqui

Aqui

Prof/Coord> Ailton Targino

Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar - Liga Acadêmica de Trauma e Emergência do Maranhão