DIA NACIONAL DA REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR EM RIO GRANDE - RS

Em Rio Grande – RS, o Praça Rio Grande Shopping Center concentrou durante todo o dia 29 de Agosto as atividades integrantes do Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar.

 

O evento, que ocorreu simultaneamente em diversos outros municípios brasileiros, foi organizado pela Liga do Trauma da Universidade Federal do Rio Grande e contou com a participação significativa dos visitantes do centro comercial.

Montado estrategicamente no corredor da porta farol, o circuito, composto por diversos estágios, foi percorrido de forma gradativa pelos participantes e em cada um deles manequins representavam crianças, jovens e adultos e os procedimentos de reanimação eram explicados de forma clara e objetiva pelos estudantes de Medicina e Enfermagem. Foram aplicados no curso 8 manequins RCP Adulto, 4 Neonatal, 2 Infantis e ainda o Desfibrilador Externo Automático.

 

Os visitantes que foram capacitados ainda assinaram um caderno ata para posterior lançamento de dados com distribuição por sexo, cidade e faixa etária. Além disso, ganharam panfletos informativos com todos os passos ensinados. O local contou ainda com televisões transmitindo conteúdo gráfico e vídeos informativos a quem por ali passava. O encerramento contou com a presença de Éverton Cunha, o radialista Mr. Pi, que ainda apresentou seu show no Garden Grill vestindo a camisa do Dia da Reanimação. O evento em Rio Grande contou com o apoio do Praça Rio Grande Shopping Center, da Pró Reitoria de Assuntos Estudantis da FURG e do restaurante Garden Grill.

 

A procura pela capacitação foi extremamente satisfatória, após grande divulgação na mídia local, e serviu também para atualização dos profissionais da área da saúde, como médicos, enfermeiros e fisioterapeutas; bem como o primeiro contato para muitos que ali passaram. No ano passado, mais de 300 pessoas passaram pelo treinamento e os números de 2015 surpreendem: foram 426 pessoas capacitadas, distribuídas entre todas faixas etárias.

 

 

 

TEXTO E FOTOS: LIGA DO TRAUMA – FURG – clique e saiba mais sobre a equipe

Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar - Liga Acadêmica de Trauma e Emergência do Maranhão