DIA NACIONAL DA REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR EM PORTO ALEGRE – RS

NO PRAIA DE BELAS SHOPPING

O Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar virou realidade no dia 30/08/2014. A ideia da Liga Acadêmica de Trauma e Emergência do Maranhão foi expandida para todas as regiões do país. Uma integração inédita atingida entre várias Ligas do Trauma do Brasil, envolvendo ao todo 14 Ligas e 9 cidades.

 

Em Porto Alegre não foi diferente, as 3 Ligas do Trauma da cidade – UFRGS, UFCSPA, PUCRS – dividiram-se respectivamente no Parque da Redenção, Shopping Barra Sul e Shopping Praia de Belas.

 

A Liga do Trauma da PUCRS, representada por todos os seus 24 ligantes, contou com 4 manequins educativos e um DEA (Desfibrilador Externo Automático). Os ligantes estiveram presentes na sua estação das 10 até as 22 horas ensinando, através de aulas teórico-práticas individuais, as medidas básicas de reanimação cardiopulmonar para o público leigo de todas as faixas etárias.  Ao fim de cada aula, foi entregue um panfleto com o conteúdo ministrado para relembrar e difundir os ensinamentos.

 

 

 

 

 

O interesse surpreendeu os próprios ligantes, que atingiram o número de aproximadamente 450 pessoas capacitadas. A gratificação que toda a equipe conquistou, de fato, é impagável. Esta será relembrada a cada vida salva. Agradecimento especial aos orientadores e incentivadores da PUCRS: Dr. Ricardo Breigeiron, Dr. Hamilton Petry de Souza e Dr. Daniel Weiss.  À empresa de Equipamentos Hospitalares Hospitrade, que forneceu os manequins e o DEA. À diretoria da FAMED/PUCRS, que sempre apoiou e incentivou as atividades da Liga acadêmica.

 

Texto e imagens: Liga do Trauma da PUC-RS (Entre em contato conosco.)

Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar - Liga Acadêmica de Trauma e Emergência do Maranhão