DIA NACIONAL DA REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR EM RIO GRANDE – RS

Nunca antes Rio Grande tinha presenciado um evento tão importante do ponto de vista da saúde. No dia da reanimação, mais de 300 pessoas da cidade portuária aprenderam os procedimentos básicos que podem salvar várias vidas. Foi um acontecimento de extremo altruísmo e que ficou marcado na história do município.

A seriedade do tema é tão intensa que a partir do contato inicial que se teve no Shopping várias instituições se interessaram em levar o curso para capacitar seus funcionários e alunos.

 

Valeu a pena

 

A equipe da Liga do Trauma da FURG chegou às 8h da manhã no shopping para a montagem do espaço, abrindo as portas para a população às 10h e ensinando até as 22h, deixando o shopping somente as 23h. Foram 15 horas de muito trabalho que valeram demais a pena.

Afinal, se uma das mais de 300 pessoas que passaram por ali precisar usar esse conhecimento, ela estará capacitada para isso e as chances de termos uma vida salva aumentam consideravelmente, por isso o cansaço é pouco perto do resultado que obtivemos.

Foram muitas pessoas dizendo “ouvi no rádio e vim aqui só para isso”, “ vi na TV e vim aqui porque me interessei em aprender”, “quero aprender mais sobre isso! Existe algum curso que eu possa fazer pra me aprofundar?”, o retorno que tivemos foi maravilhoso e isso nos alertou sobre como devemos realizar mais vezes esse tipo de capacitação, levando em consideração a importância do tema e o quão pouco ele é abordado na comunidade.

 

 

Simulação de Caso

 

Uma das atividades do dia foi uma simulação de parada cardiopulmonar na praça de alimentação do Shopping Praça Rio Grande, a qual contou com a participação da UNIMED que nos disponibilizou uma ambulância e parte de sua equipe para a encenação. Tal situação tinha a intenção de despertar nas pessoas o interesse pelo conhecimento de como auxiliar o próximo em uma ocorrência tão grave como esta.

 

 

 

 

 

 

Curso BLS

 

A liga do Trauma da Universidade Federal do Rio Grande -FURG já atua na comunidade oferecendo gratuitamente o curso Basic Life Support em escolas e para o primeiro ano do Curso de Medicina da FURG, preparando-os para atuar da forma correta no caso de uma parada cardiorespiratória.

O evento do Dia da Reanimação Cardiopulmonar nos inspirou a ampliar nossas atividades, uma vez que grande parte da população se mostrou interessada e nos requisitaram que o curso fosse oferecido mais vezes e também em outros locais.

Dessa forma, concluímos que foi extremamente positiva a nossa participação no evento, para cada um de nós e para a comunidade, aguardamos ansiosos pela segunda edição no próximo ano!

 

Texto e imagens: Liga do Trauma da FURG (Entre em contato conosco)

Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar - Liga Acadêmica de Trauma e Emergência do Maranhão