DIA NACIONAL DA REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR EM SALVADOR – BA

O Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar foi um sucesso em Salvador. O evento ocorreu em 30 de agosto no Shopping Bela Vista das 9 às 22 horas, organizado por estudantes da Liga Acadêmica de Trauma e Emergências Médicas da Universidade Federal da Bahia (LAEME – UFBA) e com apoio da Sociedade Brasileira de Cardiologia – braço Bahia.

 

Foram treinadas mais de 250 pessoas que transitavam pelo shopping e tantas outras sensibilizadas pela ideia de que todos podem ajudar a salvar vidas. Famílias inteiras, jovens, adultos, idosos e crianças participaram da atividade, recebendo inicialmente uma orientação teórica sobre como proceder para identificar uma vítima de parada cardiorrespiratória (PCR), acionar o serviço de emergência e realizar corretamente a técnica de reanimação cardiopulmonar (RCP). Em seguida, todos foram instruídos sobre o funcionamento do desfibrilador externo automático (DEA).

A iniciativa foi extremamente gratificante e produtiva para todos que participaram, tanto os que receberam o treinamento como os instrutores. Sempre foi reforçado o papel de cada um como agente para difundir a ideia entre amigos e familiares, conscientizando a todos sobre a importância de estar preparado para agir corretamente em uma situação de emergência como a PCR. Os depoimentos pessoais dos participantes renovavam o ânimo e o treinamento perdurou por mais de 12 horas. Diversos contatos foram feitos também com instituições que se mostraram interessadas e sensibilizadas pela necessidade de capacitação interna – mais um efeito positivo multiplicador da ação.

 

Houve também cobertura de rádio e televisão, contribuindo para expandir o alcance do evento – e com todas equipes de reportagens devidamente treinadas!

 

A LAEME-UFBA parabeniza as Ligas de Trauma e Emergência pela iniciativa (liderada pela LATE-MA) e tem certeza que este evento não só se repetirá como crescerá nos próximos anos. Foi uma experiência especial e todo esforço e dedicação para concretizá-la são recompensados pela perspectiva de cada vida que pode ser salva.

 

Texto e imagens: LAEME – UFBA (Entre em contato conosco)

Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar - Liga Acadêmica de Trauma e Emergência do Maranhão