DIA NACIONAL DA REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR EM JOÃO PESSOA - PB

Pela primeira vez na Paraíba na Cidade de João Pessoa, duas ligas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a Liga de Cirurgia e Trauma (LACIT) e a Liga de Cardiologia (LAC) se mobilizaram em levar o conhecimento da reanimação cardiopulmonar principalmente ao público leigo desta cidade.

O evento ocorreu com sucesso no Manaíra Shopping, local de grande circulação de pessoas, das 10h até 20h. Foram treinadas 208 pessoas, dentre crianças e adultos na identificação e atendimento inicial de uma parada cardiorrespiratória (PCR), desde acionar o serviço de emergência até a realização correta da massagem cardiopulmonar e o uso do desfibrilador externo automático (DEA). Em seguida, foram treinados em relação ao sufocamento nos bebês e identificação e procedimento de massagem cardiopulmonar nos mesmos diante da PCR.

Tivemos o apoio do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte, do Centro de Ciências Médicas da UFPB e do Laboratório de Habilidades Clínicas da UFPB, que aumentou o número de envolvidos e que contribui fortemente para a realização desta ação social.

A LACIT e LAC parabenizam a LATE UFMA pela ideia de expandir e compartilhar um conhecimento que pode salvar muitas vidas sem precisar ser complexo de repassar para o público leigo, que está mais em contato com ocorrências de PCR que um agente de saúde treinado. A LACIT deseja que o evento cresça cada vez mais nos anos seguintes com muito mais pessoas treinadas e aptas a salvar vidas.

 

 

 

TEXTO/FOTOS: Liga Acadêmica de Cirurgia e Trauma (LACIT UFPB) e Liga Acadêmica de Cardiologia (LAC UFPB) – clique para mais informações das equipes

Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar - Liga Acadêmica de Trauma e Emergência do Maranhão