O DIA NACIONAL DA REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR EM 2019

Queremos que sua equipe de saúde participe!
O evento será realizado no dia 24 
de Agosto de 2019 (Sábado) 

 

Caso sua Equipe tenha interesse em participar, preencha o nosso formulário para cadastro de equipes (disponibilizado abaixo), após isso, acesse a página ÁREA RESTRITA e realize cadastro no site para ter acesso ao nosso site e todos os materiais que disponibilizamos. Aguarde contato da organização central via email ou  whatsapp.

LINK DO FORMULÁRIO: https://forms.gle/siwp3wPjDuAoh3B27

Ficamos felizes com o seu interesse pelo evento. Será um imenso prazer ter sua Equipe participando conosco dessa grande mobilização! Acompanhe agora uma breve história sobre o evento e sua importância.

1 - SOBRE O DIA:

O Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar consiste em um evento social, gratuito e sem fins lucrativos, inédito em sua primeira edição em nosso país, de idealização e organização central da Liga Acadêmica de Trauma e Emergência do Maranhão (LATE-MA) e Bernardinomed, Centro de Treinamento Internacional da American Heart Association no Maranhão.

O evento surgiu da necessidade de difusão de conhecimentos em Reanimação Cardiopulmonar (RCP), tendo em vista que quanto mais pessoas souberem, independente se são profissionais de saúde ou não, mais vidas serão salvas.

Segundo a Diretriz Brasileira de Ressuscitação Cardiopulmonar da Sociedade Brasileira de Cardiologia, lançada em 2013, “o maior desafio, sobretudo no Brasil, é ampliar o acesso ao ensino de RCP, estabelecer processos para a melhora contínua de sua qualidade, além de minimizar o tempo entre a RCP e a aplicação do primeiro choque pelo desfibrilador... Portanto, as ações realizadas durante os minutos iniciais de atendimento a uma emergência são críticas em relação à sobrevivência da vítima.”

 

Como o evento surgiu?

Em 23 de novembro de 2013, a Liga Acadêmica de Trauma e Emergência do Maranhão idealizou e realizou, em parceria com a Bernardinomed, empresa de ensino médico e Centro de Treinamento Internacional da American Heart Association no Maranhão, o I Dia da Reanimação Cardiopulmonar, a nível local, em um shopping da cidade de São Luís – MA. Após sucesso do evento, resolvemos ampliar a cobertura do mesmo, conversando com várias outras Ligas, chamando-as para um propósito de mobilização mais ampla e um maior número de pessoas treinadas. Até então, nada havia sido feito a esse nível, tanto em relação ao tema, quanto em relação ao cenário de Ligas do país. Nascia assim o Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar.

Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar 2014:

A primeira edição do evento ocorreu no dia 30 de agosto de 2014, de forma inédita, envolvendo 9 cidades e 14 diferentes Ligas do Trauma do país. Ao final do evento, cerca de 5000 pessoas receberam capacitação em conhecimentos importantes e que salvam vidas.

Participaram da primeira edição do evento, as seguintes cidades: Palmas – TO, São Luís – MA, Salvador – BA, Belo Horizonte – MG, Alfenas – MG, Campinas – SP, Rio de Janeiro – RJ, Porto Alegre – RS e Rio Grande – RS.

Em todos pontos de treinamento nas cidades participantes, estruturas em locais de grande circulação de pessoas como shopping centers, campus universitários e praças públicas foram montadas. Os locais contavam com material informativo próprio e padronizado para todo o país, assim como monitores (médicos, acadêmicos de medicina e outros profissionais de saúde) que ficavam responsáveis pela instrução individualizada dos participantes do evento, com simulação das manobras em manequins de simulação próprios.

O evento pelo país contou com grande repercussão das mídias locais, assim como grande envolvimento da população, superando expectativas iniciais. No site você encontra mais detalhes sobre a edição de 2014.

Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar 2015:

A segunda edição do evento ocorreu no dia 29 de agosto de 2015, expandindo o sucesso do evento passado, agora em 22 cidades, 13 estados, envolvendo 45 Ligas Acadêmicas de Saúde do país. Ao final do evento, cerca de 8.300 pessoas receberam capacitação em conhecimentos importantes e que salvam vidas.

Participaram da segunda edição do evento, as seguintes cidades: Boa Vista – RR; Manaus – AM; São Luís – MA; Teresina – PI; João Pessoa – PB; Salvador – BA; Fortaleza – CE; Colatina – ES; Vitória – ES; Alfenas – MG; Belo Horizonte – MG; Divinópolis – MG; Juiz de Fora – MG; Rio de Janeiro – RJ; Macaé – RJ; Petrópolis – RJ; Franca – SP; Catanduva – SP; Ribeirão Preto – SP; Porto Alegre – RS; Rio Grande – RS; Chapecó – SC.

Em todos pontos de treinamento nas cidades participantes, estruturas em locais de grande circulação de pessoas como shopping centers, campi universitários e praças públicas foram montadas. Os locais contavam com material informativo próprio e padronizado para todo o país, assim como médicos, acadêmicos de medicina e outros profissionais de saúde que ficavam responsáveis pela instrução individualizada dos participantes do evento.

O evento pelo país contou com grande repercussão das mídias locais e nacionais, assim como grande envolvimento da população, superando as estatísticas do evento anterior. No site você encontra mais detalhes sobre a edição de 2015.

Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar 2016:

A terceira edição ocorreu no dia 27 de agosto de 2016, em todas as regiões do país. A cada ano o número de equipes envolvidas na organização do evento só aumenta ao redor do Brasil. Ao todo foram 29 cidades, 17 estados e mais de 60 Ligas Acadêmicas e equipes de profissionais envolvidos.

Diante de uma proposta inovadora e constante de ampliar o acesso a população independente da ordem social em participar dessa capacitação, a proposta foi divulgada a acadêmicos e profissionais de outros países, dentre esses, o Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar ocorreu na cidade de Toluca, no México. No nosso site você encontra mais detalhes sobre essa edição.

Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar 2017:


A quarta edição ocorreu no dia 26 de agosto de 2018, em todas as regiões do país. Nesse ano alcançamos números impressionantes, atingimos 39 cidades, em 22 estados e o envolvimento de mais de 100 equipes de saúde e equipes de profissionais. Além disso, o evento foi realizado na cidade de Assunción, no Paraguai. Com toda essa mobilização, atingimos 13300 pessoas capacitadas.

Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar 2018:

A quinta edição do evento ocorreu no dia 18 de agosto, simultaneamente, em 21 estados e distrito federal, distribuídos por todas as regiões brasileiras resultando na capacitação de 9900 pessoas. Além disso, o evento ocorreu na cidade de Assunção, no Paraguai. 

Com esses números, temos a certeza de que estamos fazendo a diferença na vida das pessoas que passam pelo nosso evento.

Ao longo das edições novas metas são elencadas e em 2019 não será diferente!

2 – VENHA FAZER PARTE DO NOSSO TIME!

Através do Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar, espera-se, ao ensinar a população manobras importantes que salvam vidas, diminuir a mortalidade atual das vítimas de parada cardiorrespiratória.

Ou seja, quanto mais pessoas souberem a reanimação cardiopulmonar, mais vidas serão salvas.

Para tanto, conforme já mencionado, forneceremos à sua Liga:

- OFÍCIOS atualizados e prontos para solicitação de LOCAIS DE EVENTO e PATROCINADORES;

- VÍDEOS sobre protocolos de atendimento de Suporte Básico de Vida para o leigo, executado por instrutores oficiais de Suporte Básico de Vida da American Heart Association;

- MATERIAL GRÁFICO (artes prontas) como panfletos, banners e camisas;

- DIVULGAÇÃO do seu evento local em nossa página oficial no Facebook e Site;

- SUPORTE TOTAL para dúvidas, sugestões e maiores esclarecimentos sobre o evento;

Nosso objetivo é facilitar ao máximo o trabalho de vocês, ajudando e potencializando o desempenho da sua Liga na realização e execução do evento.

3 – Cronograma:

Seguiremos um cronograma de ações para potencializar a divulgação do evento e conseguirmos uma excelente organização.

O prazo máximo para envio do local do evento para a comissão organizadora do evento será até o dia 01/08/2019.

A execução do evento em todas as cidades está programada para o dia 24/08/2019. O sábado é um excelente dia para alcançarmos leigos em locais de grande circulação como shoppings, assim como liberação dos mesmos. Além disso, não coincide com o calendário de férias da maior parte das instituições de ensino e Ligas. Caso sua equipe não possa executar o evento na data citada anteriormente, o mesmo poderá ser realizado em data próxima.

De acordo com as características do seu evento e equipe, além das possibilidades do local, a duração do evento será de escolha da comissão organizadora local.

Até o dia do evento, manteremos contato com sua equipe, repassando novidades e esclarecendo possíveis dúvidas.

Caso sua Equipe tenha interesse em participar, preencha o nosso formulário para cadastro de equipes (disponibilizado abaixo), após isso, acesse a página ÁREA RESTRITA e realize cadastro no site para ter acesso ao nosso site e todos os materiais que disponibilizamos. Aguarde contato da organização central via email ou  whatsapp.

LINK DO FORMULÁRIO: https://forms.gle/siwp3wPjDuAoh3B27

Ressaltamos que o Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar não é um evento de uma Liga/Equipe. O evento é de cada Equipe que participa e leva benefícios a sua comunidade, permitindo uma revolução na sua sociedade local, ensinando leigos a salvarem vidas, diminuindo a mortalidade!

Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar - Liga Acadêmica de Trauma e Emergência do Maranhão