PARADA CARDÍACA

O que é parada cardíaca?

 

A parada cardiorrespiratória, popularmente conhecida como parada cardíaca, ocorre quando o bombeamento de sangue pelo coração é interrompido. Dessa forma, o fluxo de sangue para os órgãos cessa de forma súbita e completa. Sem fluxo de sangue para o cérebro, a pessoa perde a consciência. Ou seja, a vítima de parada cardíaca está tecnicamente morta.

Acomete pessoas de qualquer faixa etária, geralmente ativas e saudáveis, com poucos sinais e sintomas de aviso antes da parada. Pode acontecer a qualquer hora e em qualquer lugar!

A população adulta é a mais acometida,  tendo como causa principal de parada cardíaca as doenças cardiovasculares, com destaque para o Infarto Agudo do Miocárdio, muito conhecido como ataque cardíaco. Vale ressaltar que a parada também ocorre em crianças e bebês, principalmente em casas, sob supervisão de cuidadores. No entanto, nessa faixa etária, engasgo, envenenamento e afogamento são importantes causas de parada cardíaca.

 

A CADA 90 SEGUNDOS UMA PESSOA SOFRE PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA…

 

Uma das principais causas de morte no mundo é a parada cardíaca, sendo um importante problema de saúde pública.

No Brasil, 300.000 paradas cardiorrespiratórias ocorrem todo ano. No entanto, a maioria das vítimas de parada morrem antes mesmo de chegar ao hospital. Com o auxílio e engajamento da população, podemos mudar esse quadro!

 

POR QUE VOCÊ PRECISA APRENDER A REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR (RCP)?

 

–  Grande parte das paradas cardíacas ocorrem foram dos hospitais. Dessas, 84% ocorrem em domicílios! Ou seja, familiares e amigos precisam estar treinados. O restante em locais de grande circulação de pessoas como shoppings centers, estádios esportivos, aeroportos, etc.

– A cada minuto sem as manobras de Reanimação Cardiopulmonar, a pessoa em parada perde 10% das chances de sobreviver. Não devemos colocar o paciente no carro e levar para o hospital sem realizar a RCP! Tempo perdido é vida perdida!

– Cerca de 3 minutos após a parada, neurônios começam a morrer.

– Sua ajuda nos momentos iniciais é fundamental!

 

Através do rápido início da Reanimação Cardiopulmonar (RCP) e desfibrilação, podemos retornar a vítima em parada à vida! Para tanto, uma adequada integração da comunidade e serviços de emergência precisa ser atingida. Quando essa integração é atingida, fornecendo um atendimento imediato àquela vítima de parada, as chances de sobrevivência aumentam drasticamente!

 

A participação da população leiga no atendimento da parada cardíaca tem fundamental importância, uma vez que a maioria das ocorrências se dá fora dos hospitais na presença de um leigo.

 

TODOS PODEM SALVAR VIDAS!

 

Acesse agora a página “Reanimação Cardiopulmonar” do nosso site e aprenda como executar esta manobra!

Não deixe de acessar também a página do “Desfibrilador Externo Automático”! 

Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar - Liga Acadêmica de Trauma e Emergência do Maranhão