Ligas Acadêmicas são formadas por um grupo de alunos com um interesse comum, que se reúnem para realizar atividades práticas e teóricas sobre um determinado tema, supervisionados por um ou mais profissionais da área. Constituem também um importante instrumento no desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão nas áreas estudadas. Estão presentes em várias universidades.

 

Nos cursos da área de saúde, geralmente, estruturam-se de acordo com as especialidades e temas. Existem Ligas de Cardiologia, Pediatria, Pneumologia, Oftalmologia, entre outras. Por sua vez, as nossas Ligas Acadêmicas estudam o Trauma e Emergência, sendo bastante tradicionais em várias Universidades e presentes em todo o país!

 

As Ligas também desenvolvem projetos ligados à comunidade, levando diversos conhecimentos de interesse de toda a população.

 

O Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar é um exemplo dessa interação das Ligas com a sociedade. Uma mobilização nacional que contará com a participação de diversas Ligas Acadêmicas da área da saúde!

 

O Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar reunirá em um dia o que muitas ligas já praticam em suas cidades de forma constante: o ensino à população da Reanimação Cardiopulmonar! Essa é uma das nossas missões!

O que são Ligas Acadêmicas?

Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar - Liga Acadêmica de Trauma e Emergência do Maranhão